JUSTIFICATIVA

A família continua, mesmo com suas diversas mudanças e configurações ao longo do tempo e da cultura, um ponto de referência insubstituível na perspectiva psicológica da proteção, da educação e espiritualização dos indivíduos. Para a psicanalista Elisabeth Roudinesco, todas as pesquisas sociológicas demonstram que a família atualmente é “...um valor seguro ao qual ninguém quer renunciar. Ela é amada, sonhada e desejada por homens, mulheres e crianças de todas as idades, de todas as orientações sexuais e de todas as condições.”
Apesar de ser palco dos conflitos existenciais do espírito em evolução, a família permite o estreitamento dos laços sociais, criando condições favoráveis ao progresso dos sentimentos, além de permitir as experiências necessárias ao exercício do discernimento. Em sentido profundo, a experiência familiar enseja um valioso mecanismo de autoconhecimento, desafiando a criatura humana a um intenso processo de sensibilização afetiva, no sentido de cultivar o equilíbrio e a sensatez.
Conforme afirma Hintz, o espaço relacional da família contemporânea é cercado de relações complexas e, muitas vezes, controversas. É o exemplo do filho que vive com sua mãe divorciada, que já casou novamente. Ao visitar o pai, também casado, com uma esposa que possui filhos de seu casamento anterior, vivencia inúmeros papéis, necessitando de cuidados para estabilizar toda essa complexa rede de relações.
O cenário da vida familiar além dos aspectos antropológicos e socioculturais é, também, reflexo, em nível mais profundo, dos conteúdos psíquicos conscientes e inconscientes, presente e remotos, que demarcam a vivência de cada ser, no tempo e no espaço, num contínuo desvelar de nossa própria essência espiritual. Portanto, um Núcleo de Estudos sobre Família, justifica-se devido a ingente necessidade de contarmos, na Sociedade Espírita Amor e Caridade, com estudos mais amplos que permitam uma visão sistêmica, sociocultural e espiritual da família, visando uma melhor estrutura de atendimento aos que acorrem em busca de esclarecimento e assistência nessa área.